11 de mai de 2010

“Fique sabendo + -” garante resultado em 15 minutos


Lançado oficialmente na tarde desta segunda-feira, o estande do Programa DST/Aids/Hepatites virais, com a marca "Fique Sabendo + -", já atraiu centenas de visitantes.  O Ministério da Saúde disponibilizou dois mil kits capazes de detectar Aids e hepatites virais em menos de 15 minutos. Segundo Antônio Carlos Nardi, secretário municipal de Saúde, a Secretaria trouxe para o evento 25 profissionais entre psicólogos, médicos infectologistas, enferemeiros e assitentes sociais para dar apoio aos pacientes que receberem o resultado positivo.

 

A coordenadora nacional do Programa DST/Aids/Hepatites virais, Maria Angela Simão, defende que independente do resultado é melhor saber rápido. Além disso, a coordenadora afirma que o número de pessoas que realizam o teste aumenta em eventos como a Expoingá. "Percebemos que essas ações aproximam o Programa das pessoas. A facilidade e a rapidez atrai quem tem desconfiança de alguma doença há tempos. Elas chegam aqui e em poucos minutos eliminam a dúvida."

 

Maria Angela explica que o teste é muito preciso. "Atualmente uma pessoa contaminada há três semanas já consegue o resultado exato." Além disso, a coordenadora  confima o sigilo sobre o resultado do teste. "O questionário e a entrega do resultado são realizados individualmente. Isso só interessa ao paciente. Ninguém mais."

 

Atualmente 630 mil pessoas estão infectadas com o virus da Aids em todo país. No entanto, a estimativa é que outras 255 mil pessoas Também sejam soropositivas, mas não sabem.  São 35 mil novos casos todos os anos no Brasi. As regiões sul e sudeste lideram o número de infectados. "É importante lembrar que homens e mulheres têm a mesma chance de contrair o vírus. A maioria das contaminações ocorre em relações heterossexuais", afirma a coordenadora nacional do Programa DST/Aids/Hepatites virais .



--
Assessoria SRM - twitter.com/expoinga2010



POR DIA 63.912 COMPUTADORES SÃO INFECTADOS POR VÍRUS. LEIA DICAS DE SEGURANÇA.
Postar um comentário