28 de jun de 2010

Marina Silva desiste de participar de sabatina da CNA

A candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, desistiu de participar da sabatina com os principais presidenciáveis marcada para quinta-feira pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A equipe da senadora, que havia confirmado a presença no evento, voltou atrás após a entidade ter se negado a enviar antecipadamente as perguntas, como exigiu Marina.

O receio da candidata, de acordo com assessores próximos, é de que a sabatina fique circunscrita à temática ambiental e se transforme em palanque para seu adversário José Serra (PSDB). Uma das principais vozes do agronegócio, a CNA foi uma das entidades contra qual Marina Silva bateu de frente quando ministra do Meio Ambiente.

Os assessores de Marina alegam ainda que a entidade não esclareceu quais temas serão tratados na sabatina e criticam o suposto envio ao candidato do PSDB, em abril, das propostas da entidade para o desenvolvimento agrário, enquanto o documento foi entregue apenas recentemente à candidata do PV. Esses detalhes, na opinião deles, não garantiriam a imparcialidade do debate e poderiam favorecer Serra. Em encontro semelhante promovido em maio pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a pauta da sabatina foi apresentada previamente a todos os candidatos.

A presidenciável do PT, Dilma Rousseff, já havia informado que não compareceria ao evento da CNA. A entidade é presidida pela senadora Kátia Abreu (DEM-TO), cujo partido apoia a candidatura de Serra à sucessão ao Palácio do Planalto.
Postar um comentário