7 de out de 2010

Maringá realiza abertura dos Jogos Abertos do Paraná nesta sexta



Maringá realiza abertura dos Jogos Abertos do Paraná nesta sexta

 

A fase final dos 53.º Jogos Abertos do Paraná (Jap's), em Maringá, tem início na noite desta sexta-feira (8/10), às 20 horas, com o cerimonial de abertura no ginásio de esportes Francisco Bueno Neto (Chico Neto), e vai até o dia 17 de outubro. Participam 3.657 atletas, formando 393 equipes de 78 municípios, em 16 modalidades. Dessas equipes, 132 conquistaram vagas na fase regional reunindo aproximadamente 10 mil atletas de 191 municípios, em oito sedes.
"Em termos de organização esperamos a melhor fase final da história da competição, começando pela estrutura esportiva que Maringá oferece, a melhor do Paraná. No ano passado tivemos duas grandes competições nacionais na cidade, os Jogos Abertos Brasileiros e as Olimpíadas Escolares Brasileiras para alunos de 15 a 17 anos. Vale lembrar que, no caso das Olimpíadas Escolares, Londrina também participou como sede", destaca o diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha.

Os Jogos Aberto do Paraná são disputados por seleções municipais, com atletas nascidos até 1992, menos na ginástica rítmica, até 1996. Os de futebol também não podem ser nascidos antes de 1989. As modalidades de bocha e futebol são só para o sexo masculino, e a ginástica rítmica só para o feminino. As demais são disputadas por homens e mulheres. A promoção é da Paraná Esporte em parceria com as sedes.
Na fase final serão disputadas as modalidades de atletismo, basquete, bocha, bolão, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Para os 652 jogos e provas nos 9 dias de competição vão trabalhar 275 árbitros. Com os dirigentes e técnicos, em número de 517, e mais as equipes de apoio, estarão envolvidas na disputa mais de cinco mil pessoas.

As modalidades coletivas, a exceção do vôlei de praia, são disputadas em duas divisões. Na Divisão A estão os municípios pré-classificados em 2009, e na Divisão B, os municípios que disputaram vagas na fase regional, de 27 de agosto e 4 de setembro. O vôlei de praia e as modalidades individuais são em divisão única.
Em relação ao vôlei de praia, as sete melhores duplas do ano passado também entraram direto na fase final, assim como as duplas nos dois sexos da cidade-sede. Pela mesma razão as equipes da Divisão B de Maringá tiveram classificação automática, sem passar pela fase regional.
Na fase regional, além das equipes da Divisão B (basquete, bocha, bolão, futebol, futsal, handebol e vôlei) e do vôlei de praia participaram as do xadrez. Já os representantes das demais modalidades individuais (atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis e tênis de mesa) entraram direto na fase final.

Como em anos anteriores, Maringá tem a maior delegação, com 300 atletas este ano, em todas as modalidades. Das modalidades disputadas em duas divisões, só não está na Divisão A no bolão. A segunda delegação em números é a de Londrina, que voltou a participar da competição no ano passado, com 295 atletas. Não participa do bolão e ginástica rítmica. Na sequência aparecem as deleções de Cascavel (237 atletas), Ponta Grossa (213) e Campo Mourão (210).

 

 

Governo do Paraná
Secretaria de Estado da Educação
Paraná Esporte
Coordenação de Comunicação
Moacir Domingues



--
Governo do Paraná
Secretaria de Estado da Educação
Paraná Esporte
Coordenação de Comunicação

Orlando Gonzalez
(44) 9126-5995
(44) 9903-6304

www.radiomaringa.com.br
www.doistoquesnet.com.br
www.paranaesporte.pr.gov.br
www.jogosabertos.pr.gov.br
www.jogosdajuventude.pr.gov.br
www.jogosuniversitarios.pr.gov.br

MSN - doistoquesnet@hotmail.com
http://twitter.com/gonzalezorlando
Skype: doistoquesnet


Postar um comentário