26 de mar de 2011

Fase Final dos Jogos Escolares será na região de Ponta Grossa

A fase final dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps) será no Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, de 2 a 10 de julho, em vários municípios, como em Castro, Carambeí, Palmeira, Tibagi e Ponta Grossa, além de Curitiba na modalidade de atletismo. Ao todo na fase final são disputadas 14 modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez, no ensino regular.

Para alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), além do atletismo, basquete, futsal, judô, natação, tênis de mesa e xadrez, serão disputadas as modalidades de goalball e bocha (PC). "O município de Ponta Grossa tem tradição na organização de eventos esportivos, como os Jogos da Primavera, realizado com o apoio da Paraná Esporte e Universidade Estadual de Ponta Grossa, entre outros. A cidade tem boa estrutura para a prática da maioria das modalidades", observa o secretário de Esporte do Paraná, Evandro Rogério Ronam.

Entre outras competições organizadas em Ponta Grossa estão os Jogos Estudantis Municipais (Jem), Jogos Estudantis das Escolas Municipais (Jeem), Campeonato Estudantil Municipal (Cem), Jogos da Juventude de Ponta Grossa, Jogos Abertos de Ponta Grossa e Copa Cidade de Ponta Grossa de Futsal. Alguns contam com a participação até de municípios vizinhos. Só o Jem reúne mais de 12 mil alunos em todas as faixas etárias, o dobro do número de participantes da fase final dos Jogos Escolares do Paraná.

Segundo o diretor administrativo da Secretaria de Esportes de Ponta Grossa, Eduardo Nunes da Matta Júnior, as modalidades que serão disputadas em Ponta Grossa na fase final dos Jogos Escolares do Paraná são as de basquete, ciclismo, ginástica rítmica e handebol, além do goalball para alunos com necessidades educacionais especiais. As demais serão nos municípios da região, como o vôlei e vôlei de praia em Carambeí.

Antes da fase final, Ponta Grossa será também uma das 16 sedes da segunda etapa da fase regional dos Jogos Escolares do Paraná, a que envolve os municípios do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, de 3 a 9 de junho. A primeira etapa será de 20 a 26 de maio em outros 16 núcleos de Educação. E antes da fase final será realizada a fase macrorregional, de 16 a 21 de junho, em oito agrupamentos com quatro núcleos cada.

Badminton

A modalidade de badminton, embora não entre ainda este ano na programação oficial dos Jogos Escolares do Paraná, terá uma seletiva para a escolha dos representantes do Estado nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, de 12 a 14 anos, em João Pessoa (Paraíba), de 9 a 18 de setembro. A seletiva entre as escolas e colégios será em Curitiba, nos dias 28 e 29 de maio. O badminton, um jogo semelhante ao do tênis, em que a bola é substituída por uma peteca, fará parte dos Jogos Escolares tendo em vista que será disputado nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.

Vale lembrar que os Jogos Escolares do Paraná são os mesmos Jogos Colegiais do Paraná, tendo passado a Escolares no lugar de Colegiais para melhor associar à fase nacional da competição, as Olimpíadas Escolares Brasileiras. Os representantes do Paraná na disputa nacional são os campeões dos Jogos Escolares nas modalidades que fazem parte da programação do Ministério do Esporte. No Paraná, os Jogos Escolares são promovidos pela Paraná Esporte e Secretaria de Esporte em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, nas fase regional, macrorregional e final. Já as fases intraescolar e municipal são em parceria entre os municípios e Secretaria da Educação.

Regulamento

Quanto à parte estadual, na última quarta-feira (23/3) houve uma reunião para adequações no regulamento da disputa deste ano. Participaram do encontro os coordenadores de Educação Física dos 32 núcleos regionais de Educação e os representantes das comissões de Ética desses mesmos núcleos, em número de 80 pessoas. Um dia antes, o Conselho Estadual do Esporte já havia aprovado o regulamento.

No regulamento deste ano a principal modificação é sobre o número de classificados para a fase final. Além dos colégios classificados nas fases regional e macrorregional, como normalmente ocorre, entram só os campeões do ano passado por classes (12 a 14 anos e 15 a 17 anos), sexos (feminino e masculino) e modalidades (coletivas), e não mais os três primeiros.


Governo do Paraná

Secretaria Especial de Esporte do Paraná

Paraná Esporte

Coordenação de Comunicação


 

Postar um comentário