30 de set de 2011

Projeto de Arte valoriza espaço escolar em Sarandi

O projeto da disciplina de Arte “Cores no Dia a Dia” do Colégio Estadual Olavo Bilac, em Sarandi, mobiliza os mais de 1,5 mil alunos na pintura de murais baseados em obras famosas nas paredes das salas de aula desde o início do ano. As pinturas colocam em prática as experiências artísticas e culturais vistas nas aulas e incentivam a conservação do espaço escolar, além de aproximar alunos e professores.

As obras selecionadas para as pinturas são de artistas abordados nas aulas de Arte. Os alunos se reúnem no contraturno e nos finais de semana para pintar as salas. O trabalho gera um respeito pelo ambiente escolar. “A experiência artística é fundamental para o processo de autoconhecimento, de elaboração das identidades. As projeções do aluno como indivíduo social passam pelos caminhos da valorização e entendimento de sua própria cultura e da cultura do outro”, acredita a professora de Artes Zuleica Girardi Francalin Laureano.

O trabalho artístico estimula a capacidade de criar dos alunos, além de deixar a escola mais bonita e agradável. “Esse trabalho permitiu um contato direto com a Arte bruta, com o processo, com o ato do fazer, do projetar, do errar e do construir”, explicou a professora de Artes, Cássia Hara.

Os estudantes passam a valorizar mais o ambiente escolar ao se comprometerem com as pinturas e ao mostrarem disciplina e responsabilidade, pois têm o foco na melhora do espaço da escola. “Eu sinto que estou contribuindo com a minha escola, que fica mais bonita e agradável”, contou o aluno da 6ª série João Henrique. Ele participou da reprodução da obra Abaporu, da artista Tarsila do Amaral.
fonte: http://www.educacao.pr.gov.br/
Postar um comentário