21 de mar de 2012

Combate contra a discriminação: Um caminho longo a percorrer.


Quando falamos de discriminação, estamos falando de nada mais que um pré-conceito, conceito que fazemos em nossas mentes sem antes conhecer as pessoas sejam elas negras, loiras, ruivas, moreno, etc. Segundo o Aurelio o Significado de Racismo: Sistema que afirma a superioridade de um grupo racial relativamente aos outros, preconizando, em particular, o isolamento destes no interior de um país (segregação racial) ou até visando ao extermínio de uma minoria (racismo anti-semita dos nazistas).
O que realmente fazemos para combater a discriminação racial? Mudamos a cor de Preto para Negro! É isso que faz a diferença? É isso que tem que mudar? Segundo uma nota do Humorista e Apresentador Danilo Gentili, ele indaga o porque podemos chamar o Gordo de Baleia, o Grande de girafa, o baixinho de pingo de gente, a loira de burra, e ninguém liga para isso, mais chamar um “negro” de preto ai é crime. Não estou aqui fazendo apologia e nenhuma cor, acredito que os irmão da raça negra segundo a cor preta, tem sim que ser respeitado nesse país, da mesma forma como temos que começar a rever valores e respeitar a cada raça, a cada cor, a cada sentimento, a cada sonho, a cada ser humano. Racismo não é so quando  julgo uma cor, mais é toda as formas de discriminação que tomamos diante da sociedade.
Eu te pergunto, porque aceitamos tão fácil em nosso país os europeus, os americanos os ocidentais e barramos a entrada dos Haitianos no país, será que o nosso governo, nosso povo esta tratando os desiguais de forma igual?
“Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.” (Hino Nacional Brasileiro)
De baixo da pele dor rico tem um sangue vermelho, o mesmo que corre nas veias de um negro de um loiro de um pobre, o que nos define não é de que cor que somos, de como somos, de como pensamos, mais sim de como agimos e de como fazemos as coisas acontecer.
Combate o racismo não é ser apenas contra, e sim agir para acabar com a desigualdade social, com a desigualdade racial com a desigualdade religiosa.
Combater qualquer tipo de discriminação é dizer que ninguém é melhor do que ninguém, é compreender que todos, somos verdadeiramente iguais e fazer isso acontecer.

João Cidadão.
Postar um comentário