15 de mai de 2013

PROJETO CONTRA VIOLÊNCIA SEXUAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES




Legislativo Maringaense criará projeto preventivo contra a violência sexual de crianças e adolescentes

Sensibilizados com as palavras da psicóloga e professora Eliane Maio, os vereadores de Maringá elaborarão um projeto que leve mais informação contra a violência sexual entre crianças e adolescentes.
"Nossos alunos precisam de conhecimento para se defenderem e não serem vítimas fáceis", comentou o vereador e presidente da Casa, Ulisses Maia (PP).

Eliane foi convidada a falar sobre sua pesquisa em educação sexual, lembrando que no próximo sábado, dia 18 de Maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes.

Eliane é psicóloga, com mestrado e doutorado em educação escolar. Em Maringá, ela leciona no Departamento de Teoria e Prática da Educação na UEM.

Segundo ela, 80% dos casos de abuso registrados no Brasil, e também no Paraná, atingem pessoas do sexo feminino, entre menores de um ano até 16 anos de idade. Outro dado importante é que 60% das ocorrências acontecem no âmbito familiar. Em geral, são praticadas pelo homem contra menina ou adolescente, mas também existem mulheres que figuram como autoras do crime.

"A melhor arma para evitar o abuso é a informação. A criança que conhece o seu corpo e sabe que ele não deve ser manipulado, dificilmente permitirá o ato ou ficará calada. Meu sonho é ver a educação sexual ensinada sem tabus nas escolas públicas. Porém, antes disso, o assunto deve ser tratado em casa pelos pais num clima de confiança", explicou Eliane que também é autora de livros na área.

Assessoria de imprensa CMM - 14/05/2013
Acesse nosso site www.cmm.pr.gov.br, nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter @CamaraMaringá

Postar um comentário