5 de jun de 2013

Dia mundial do meio ambiente

Nesta quarta-feira, 05 de junho, dia mundial do meio ambiente, a Autarquia Águas de Sarandi convida a todos para uma reflexão: “A importância da água para a vida no planeta”.
O desperdício de água não está ligado apenas ao tempo que se demora no banho ou em escovar os dentes com a torneira ligada. Se levarmos em consideração que praticamente tudo que é produzido no mundo precisa de água no processo produtivo, o desperdício é muito maior do podemos imaginar.
Em 2013 a ONU alerta para o desperdício de comida, pois quando desperdiçamos alimentos, perdemos também todos os recursos utilizados em sua produção. Para se produzir um litro de leite, por exemplo, utilizam-se mil litros de água e na produção de um quilo de hambúrguer são utilizados 16 mil litros. A produção de alimento no planeta consome 70% da água doce, é responsável por 80% do desmatamento e 30% da emissão dos gases do efeito estufa.
Em todo o mundo é desperdiçado aproximadamente um terço de todo alimento produzido, enquanto isso, segundo a Unep (Programa Ambiental das Nações Unidas), uma em cada sete pessoas vai para a cama com fome e 20 mil crianças com menos de 5 anos morrem todos os anos por desnutrição.
Devemos sim fazer a nossa parte economizando água no dia-a-dia, não deixar torneiras pingando, consertar vazamentos e denunciar as pessoas que roubam água com ligações clandestinas que prejudica o fornecimento e todo o sistema de saneamento básico, mas não desperdiçar alimentos e cobrar do setor produtivo, transporte, armazenamento, das empresas que transformam os alimentos e principalmente das autoridades que criem políticas públicas que combata o desperdício e preserve o meio ambiente.
Mais informações: Departamento de Tributos, localizado na Avenida Maringá nº 1029, centro. Telefone (44) 3264 4870.
Noel Guima – Diretor Administrativo
Postar um comentário