16 de fev de 2015

Verri destaca importância da Lei dos Caminhoneiros para a economia brasileira


Em reunião com representantes do transporte de cargas, o deputado federal Enio Verri (PT) classificou a aprovação da Lei dos Caminhoneiros como de extrema importância para a economia brasileira.  O Projeto de Lei N° 4.246 de 2012 vai à sanção da presidente Dilma Rousseff.

O Projeto de Lei aprovado pela Câmara dos Deputados mudou o texto do Senado e definiu que a jornada de trabalho dos caminhoneiros é de oito horas diárias com a possibilidade, se houver acordo  coletivo, de quatro horas extras. Também deliberou que o tempo máximo contínuo ao volante é de cinco horas e meia com 30 minutos de descanso.

 "Uma grande fatia do PIB [Produto Interno Bruto] depende do transporte de cargas. Os caminhoneiros têm grande importância e devem ser valorizados", ressaltou Verri que ainda comemorou o pagamento de horas extras para estes profissionais.

Embora aprove a lei, o deputado alertou para os riscos do trabalho excessivo. "É preciso levar em consideração a segurança do trabalhador, os riscos de tanto tempo à frente no volante que podem causar um acidente que leve a vida do caminhoneiro ou de outros motoristas", comentou.

O projeto de lei ainda definiu que não mais será cobrado o pedágio referente aos eixos suspensos. O pagamento era uma das principais reclamações de caminhoneiros e transportadoras. 
Postar um comentário