1 de jul de 2015

Meu respeito às nossas instituições - Ulisses Maia



 Em materia de opinião no O Diario um texto do Vereador Maringaense Ulisses Maia
Artigo Ulisses Maia

OPINIÃO

É preciso acreditar nas instituições
ULISSES DE JESUS MAIA KOTSIFAS
Advogado e mestrando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)
______________________________________________________
Em muitas das conversas que tenho com as pessoas pelas redes sociais, um jovem externou sua indignação com a corrupção no Brasil. Ao fim de sua fala, ele disse que pretendia ir embora do país, emigrar para uma nação onde as leis fossem respeitadas e a justiça funcionasse de modo a punir aqueles que descumprem a lei. Que se cansara de ligar a tevê e ouvir notícias de corrupção.
O que eu respondi àquele jovem indignado é que tudo o que anda acontecendo nesses últimos tempos é exatamente motivo para que ele não desista do Brasil e acredite em nossas instituições. Quando poderíamos imaginar que donos de empreiteiras, que sempre mandaram e desmandaram no Brasil, pudessem ir para a cadeia? E, mais, que Marcelo Odebrecht, na lista dos bilionários da Revista Forbes, fosse dormir no chão gelado de uma carceragem da Polícia Federal, tomar banho frio e comer uma quentinha?
Ora, quer mais motivos para acreditar que, finalmente, o Brasil está
encontrando seu caminho? O que as pessoas precisam entender é que nossas instituições públicas eram raquíticas, fracas até o advento da Constituição de 1988. Esse Ministério Público que investiga políticos e poderosos só ganhou esse poder depois da Constituição. Foi em nossa carta magna que se estabeleceram as atribuições do Ministério Público e da Polícia Federal. Por isso, essas instituições estão em sua infância, são apenas duas décadas de aprendizado. E que aprendizado... Em duas décadas já vemos os homens mais ricos do Brasil dormindo na cadeia. Não é um belo progresso?
No Paraná mesmo, onde vemos e louvamos a atuação do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), sem nos darmos conta de que este grupo que une o Ministério Público e as polícias Civil e Militar tem apenas 20 anos de vida!
Ora, em qualquer país da Europa ou mesmo nos Estados Unidos, instituições semelhantes contam com décadas e décadas de existência! E se em poucos anos tanto o Ministério Público Federal, quanto o Estadual já conseguiram feitos, que se pode imaginar daqui a 20, 30 anos?
Assim, o que podemos dizer aquele jovem indignado na internet ou a todos os outros que pretendem desistir do nosso país é que temos muitos motivos para comemorar. Que o Brasil está no caminho certo. Que o trabalho firme e sério de nossas instituições nos garantirão um futuro promissor onde qualquer cidadão, antes de cometer um malfeito, irá pensar duas vezes, pois estará ciente de que temos um Ministério Público atuante, uma polícia federal preparada e uma justiça que, finalmente, julgará sem olhar a conta bancária do réu.
Muito obrigado

Ulisses Maia

Acompanhe nosso trabalho.
Rede sociais Ulisses Maia







 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Postar um comentário